quinta-feira, 2 de julho de 2020
Levanta-te e anda
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,1-8
1 Entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2 Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 'Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!' 3 Então alguns mestres da Lei pensaram: 'Esse homem está blasfemando!' 4 Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: 'Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5 O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? 6 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, - disse, então, ao paralítico - 'Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.' 7 O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8 Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Continuamos vendo a ação missionária de Jesus. Não se pode ficar parado. É preciso caminhar. Não medir esforços. Jesus entra na barca. Agora, parte para sua cidade. Esta ficava no mesmo lago onde estava ganara, a cidade dos pagão.
Ao chegar, trouxeram-lhe um paralítico, deitas numa cama. Ao ver aquela cena, e Jesus a interpreta com fé, ele vai logo dizendo, "teus pecados estão perdoados". Os vigilantes doutrinários, logo pularam. "Este homem está blasfemando". Interessante, né. Parece até os nossos dias. Aqueles e aqueles que são os vigias da doutrina, logo reclamam quando falamos de vida, de não preconceito, de missa de rito africano, de acolher os LGBT+. Não há rompimento da doutrina. Pois, Jesus disse, "eis que vos dou um novo mandamento, amai-vos uns aos outros". E, quem ama, não discrimina.
Pois bem, Jesus continua, "o que é mais fácil dizer, teus pecados estão perdoados, ou levanta-te e anda". Pensemos. Fazer andar um paralítico, nunca se tinha visto. Para saber que o filho de Deus pode perdoar pecados, ele disse, "levanta-te e anda". E todos ficaram admirados.
Jesus mostra que o poder de perdoar pecados esta acima do problema envolvido.
Perdoe sempre, "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Perdoar o irmão setenta vezes 7, ou seja infinitamente. Somos missionários e missionárias do perdão, da misericórdia, do acolhimento, do amor.
O foco de hoje está em amar. Quem ama perdoa. Quem ama manda andar. Quem ama caminha junto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário