quarta-feira, 15 de julho de 2020

Porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos

Instituto Humanitas Unicap – O rosto feminino de Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-27


25 Jesus pôs-se a dizer: 'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Palavra da Salvação.

Reflexão

Já escrevi sobre esse texto a um tempo atrás. E falei de um tipo de oração que Santo Inácio de Loyola chama Repetição. Ou seja, tomamos um oração na qual tivemos alguma experiência espiritual, seja ela de consolação ou desolação, e a retomamos.

Jesus louvo ao Pai para revelar as coisas do Céu aos pequeninos. Aqueles e aquelas que não são considerados letrados, doutores, pessoas versadas nas Sagradas Escrituras, nas leis, nas doutrinas. Jesus afirma que assim foi da vontade do Pai.

Jesus é o Filho. E ainda, em Santo Inácio de Loyola, ele diz que vendo a Trindade como a humanidade se precipitava no inferno, decidem pele encarnação da segunda pessoa, o Filho.

Tudo foi dado a Jesus. Ou tudo foi criado por Jesus, e para Jesus (Col 1,16). E o Filho e o Pai se conhecem, óbvio. Mas o Pai só pode ser revelado pelo Filho. É Ele que dá a conhecer o Pai, e sua vontade. E o Filho revela o Pai. E, ao revelar o Pai, o Filho percebe que são os pequeninos que entendem que o Filho e o Pai formam uma unidade no ser, no agir, no falar. Os pequenos são desprovidos de prepotência acadêmica. Os pequenos são desprovidos de conhecimentos literários. Os pequenos são desprovidos de doutrinas. E isso, os habilita e ver no Filho o Pai. Ou a ver o Pai revelado no Filho

Peçamos a Deus a graça de vermos o Filho, e pelo Filho chegarmos aos Pai. Amém.

4 comentários:

  1. Que Deus nos conceda a graça de reconhece-lo nas ações do seu Filho. Que Deus abençoe os ministros consagrados - outro Cristo - e que eles nos revelem o Pai.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Reconhecer Jesus chegamos ao pai, pois os ensinamentos passados pelo pai foram transmitidos pelo filho.

    ResponderExcluir
  3. Deus se manifesta nas coisas mais simples.
    Pecamos aos seu filho Jesus que seja o colírio para vermos o Divino Pai Eterno.

    ResponderExcluir