sexta-feira, 3 de julho de 2020

Bem-aventurados os que creram sem terem visto!

Tomé tocou mesmo nas mãos e no lado de Jesus? Sim. Não. - Cesar M ...Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29


24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei" 26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27 Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29 Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Celebramos a Festa de São Tomé. É a partir do episódio da hoje que surgiu a expressão "ver para crer".
Interessante observar que a leitura desse episódio dá-se durante o período quaresmal. 
Citações com Tomé aparecem duas vezes. Na narrativa de hoje, e quando o grupo vai a Betânia para a ressurreição de Lázaro (Tomé disse, "vamos com ele para morrermos juntos"). Além é claro das narrativas do chamamento dos apóstolos.
O texto de hoje inicia-se da parte onde os apóstolos anunciam que viram o Senhor. Mas ele diz que "se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei". Tomé demonstra incredulidade. Mas é compreensível. A dor da perda do amigo causou em cada um dos seus discípulos uma reação diferente. Cada um não sabia como agir, o que pensar, como voltar à sua vida normal.
A figura central hoje não é Jesus, mas Tomé. o texto diz que Jesus apareceu ao discípulos oito dias depois. E lhes desejou a Paz. Para nós, hoje, nesse texto, essa paz está dirigida a Tomé. Como se ele dissesse, 'acalma Tomé. Não se angustie. Eu estou aqui, como sempre estive, ao lado de vocês'. Tomé, fique em paz!
Mas, era preciso que Tomé soubesse que Jesus, por que é Deus, é onipresente. Então, Jesus diz, "põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado". Olhando essa cena ouço Jesus dizer, 'Tomé, sempre estive com vocês. Você viu o que aconteceu. Você participou da minha dor. Sou eu mesmo. Coloque a mão aqui. Sinta'. Hoje, só podemos fazer essa experiência contemplando a cena. Podemos tocar com os olhos da imaginação. 
Em seguida, Jesus diz, "não sejas incrédulo, mas fiel". Tomé, você que tanto participou da minha vida, da minha história, na hora mais importante você não acredita? 
Ouço Jesus dizendo: 'Tomé, entenda, tudo o que aconteceu estava previsto. Dentro do esperado, apesar de toda violência sofrida. Você viu a ressurreição de Lázaro; a multiplicação dos pães; a cura do leproso, do cego, do surdo. Viu coxos andarem. Ouviu os pobres sendo evangelizados. E agora, você duvida? Não Tomé, não seja incrédulo, acredite no testemunho dos seus irmãos de caminhada'.
E continuou, "bem-aventurados os que creram sem terem visto"! 'Sim, Tomé. Todas e todos os que não tiveram a graça de conviver comigo mas acreditaram na pregação dos seus irmãos e irmas de caminha, bem dito sejam eles e elas'.
Tomé tomou consciência da realidade que estava à sua frente. Sim, uma realidade, Jesus não é um fantasma, mas uma pessoa real. Tomé tomou consciência da realidade divina diante de seus olhos e exclamou, "Meu Senhor e meu Deus"!

Queridas e queridos, celebrar a Festa de São Tomé é uma oportunidade de olharmos para nós e nos perguntarmos, cremos? Duvido? Veja Jesus nas realidades sociais dos que são perseguidos, dos que são excluídos, dos que sofrem racismo, dos que são discriminados pelo opção sexual que fizeram? Vejo Jesus na natureza que é assassinada pela derrubada da florestas amazônica?
Olhemos para nós e para nossa pequenez. Digamos, "Meu Senhor e meu Deus", eu creio, mais aumentai a minha fé.

Um comentário:

  1. Como Sao Tomé muitos precisam tocar para crer mas no caso exposto a realidade esta aos nossos olhos
    Jesus manso e humilde de coração ajudai nos a poder ajudar a quem precisa.

    ResponderExcluir