Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,18-23
Disse Jesus aos seus discípulos: 18 Ouvi a parábola do semeador: 19 Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20 A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21 mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22 A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23 A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta.'
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Sobre a palavra de Deus, Jesus nos alerta de que temos quatros jeitos de a acolhermos: "não compreender"; "sem raiz"; "preocupações do mundo, ilusão das riquezas"; "compreender a palavra". Essa foi a experiência de Jesus durante a sua vida.
Aquele/aquela que não compreende a Palavra são as pessoas que "até" ouvem, mas não busca tirar de si as incompreensões. Vivem de doutrinas que condenam as pessoas. Não entendem o significado de perdão, de misericórdia, de amor.
O terreno pedregoso são as pessoas que se empolgam, que participaram de um movimento de massa, de um grandioso encontro. Que se empolgaram com os cânticos, com a agitação, com a euforia de um pregado, com algum testemunho. Mas, não aprofundam a fé. Não buscam, pela palavra, compreender os conflitos da vida. Não compreendem que na vida existem dificuldades, dores. E que todas e todos que assumem a palavra, serão perseguidos.
Terreno espinhoso são as pessoas que se deixam sufocar pelas preocupações do mundo e negligenciam a espiritualidade. Que deixam de lado os momentos de meditação, a oração. Que não praticam a caridade para com o próximo. Acham que apenas uma missa de fim de semana seja o suficiente para alimentar a própria experiência de Deus. Que participar da Igreja é somente num determinado momento de um fim de semana. Estão mais preocupados com as riquezas que o mundo oferece (vejam a passagem das tentações de Jesus).
E por último, por ser mais importante, a terra que produz boa semente. São todos e todas que se deixam modificar pela palavra de Deus. Que buscam a construção de um mundo novo, de uma nova sociedade, de uma nova humanidade. Todas e todos que compreendem a palavra escutada. E aqui, compreender não é entender tudo, mas é buscar fazer a vontade de Deus, mesmo que isso nos pareça absurdo. É não ficar preso a regras que escravizam. A doutrinas que excluem. Mas é viver o amor. É ser inclusivo. É viver o amor que age mais do que fala. Que não dá ouvido às coisas do mundo. Que se volta para Deus em todas as circunstâncias da vida. Que sabe amar como Jesus amou. Não basta estar na Igreja para ser terra boa. Não basta participar da comunhão para ser ter boa. Não basta fazer caridade para ser terra boa. Não basta confessar-se para ser terra boa. Não bastam adorações, grupos de oração, terços, bom como qualquer outro ato devocional. Tudo isso só terá sentido se compreendermos que o amor (caridade) vem em primeiro lugar. Que acima de tudo isso está amar o próximo como a si mesmo. A dar vida pelos outros.
Voltemo-nos para nós mesmos. Olhemos para o terreno de nossa vida. Veja qual terreno você é hoje. E se tem a predisposição de mudar. De fazer do jeito novo que Jesus nos deixou. Que Jesus nos falou. Que Jesus nos ensinou.
Oremos: "Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
Estou semeando meu terreno a fim de ouvir, entender e praticar as palavras do Senhor. Sei que meu terreno é fértil mas tb sei q preciso persistir na fé e no amor.
ResponderExcluirA semente germina onde é cultivada. Depende de nós fazermos com que ela germine! Ajudando, orientando, ensinando, dando exemplos, apoiando, cativando e acima de tudo estar junto de quem necessita de ajuda.
ResponderExcluir