quinta-feira, 9 de julho de 2020
De graça recebestes, de graça deveis dar
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,7-15
Disse Jesus aos seus discípulos: 7 Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9 Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. l4 Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Os missionários. Os discípulos que ouviram a catequese de Jesus, agora são instruídos de como devem agir.
Jesus coloca os discípulos à caminho. Um discípulo nunca pode ficar parado. Estático. Sem movimento. Um discípulo deve estar sempre à caminho. O discípulo de Jesus é um missionário. E todo missionário caminha. E nesse caminho deve anunciar que o "Reino dos Céus está próximo". E quais são os sinais da proximidade do Reino dos Céus? Doentes curados, mortos ressuscitados, leprosos purificados, demônio expulsos.
Doenças, mortos, lepras demônios. Podemos identificá-los nos dias de hoje? Sim. Racismo, homofobia, misogenia, destruição do meio ambiente são nossos males de hoje. E o discípulo missionário é chamado a transformar essa realidade. É preciso anunciar que o "Reino dos Céus está próximo". É preciso transformar a realidade ao nosso redor. É preciso construir o novo Reino.
Por isso, o missionário/missionária não devem cobrar por isso. Devem confiar na providência divina. Sempre haverá alguém de bom coração que lhe dará o sustento necessário. A preocupação com as coisas materiais impedem o discípulo/a se sintam livre para anunciar o Reino dos Céus.
Entretanto, o discípulo não deve se preocupar com seus ouvintes. Quem quiser receber a palavra de Deus que seja acolhido. Mas, quem não quiser receber a palavra de Deus, não nos devemos preocupar. Apenas virar as costas, ir embora, sacudir a poeira das sandálias. Sem remorso. Sem pesar. Sem dó. Sem dor. O missionário não pode perder tempo com quem não quer ouvir.
Jesus instrui seus discípulos. Anunciar o Reino dos Céus. Libertar-se e libertar das doenças. Desapegar-se das riquezas e de tudo aquilo que possa prender a ação missionária. Não insistir com quem não queira ouvir a mensagem.
De graça recebestes, de graça deveis dar! Amém.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário