sexta-feira, 16 de abril de 2021

Jesus retirou-se de novo


Há uma música que diz, "bastariam cinco pães e dois peixes, e o milagre do amor, pra acabar com tanta fome, acabar com tanta dor".

Jesus está diante de uma multidão que o seguia. Essa multidão não estava preocupada com as palavras de Jesus. Mas, queriam ver sinais. Tal como hoje, as pessoas pensam em seus problemas individuais. Apesar de falarem que se preocupam com os outros, mas vão atrás de Deus para se sentirem bem, verem suas dores pessoais curadas, suas angústias acalmadas. 

O olhar de Jesus não é individual. Jesus, sendo Deus, olha para aquela multidão na sua totalidade. Olha-os como irmãos e irmãs, como filhas e filhos.

Preocupado com aquelas pessoas diante de dele, pergunta: 'Onde vamos comprar pão para que eles possam comer'? Faz essa pergunta a Filipe, um dos discípulos. Quer ver se ele compreendeu o que aconteceu em Caná. Lembra-se da festa de casamento?

Entretanto, Filipe ainda não havia compreendido que estava diante dele. O discípulo não conseguiu perceber a dimensão de Jesus. Hoje, alguns de nós responderíamos, "Deus provê, Deus proverá". Mas Filipe, como todo ser humano, fez logo a conta de quantos pães seriam necessários para alimentar aquela multidão, e disse que nem duzentas moedas de prata seriam suficientes para tanto pão. Já parou para pensar quanto custa uma moeda de prata hoje, no Brasil, em reais? Em torno de 145 reais. Faça as contas. 145*200=29.000 (vinte e nove mil reais). Tudo isso para alimentar aquela multidão. A ideia do evangelista é mostrar que a ação de Deus não tem valor.

Aparece, então, a figura de um menino. De uma criança. De alguém sem valor naquela sociedade. Alguém que não valeria nem uma moeda de prata. Aparece esse menino, com cinco pães e dois peixes. 

Qualquer pessoa, com o mínimo de consciência, perguntaria o que foi perguntado, como vamos alimentar essa multidão somente com isso?

Aí segue o que conhecemos. Jesus ora ao Pai. Multiplica aqueles pães. Alimenta a multidão. 

Mas, é para o fim do evangelho de hoje é que devemos voltar nossa atenção. João diz que quando Jesus percebeu que estavam querendo proclama-lo rei, ele se retirou. Jesus não veio para ocupar lugar de destaque no mundo. Jesus se fez homem para ir ao encontro dos perseguidos, dos esquecidos, dos que sofrem injúrias. Veio veio para caminhar no meio dos pecadores. Ele deixou-se contaminar pelas impurezas humanas para pode resgata-los. Não veio para ocupar tronos, ou lugar de destaque. Era um verdadeiro profeta, que anuncia aquilo que lhe mandado fazer. Anuncia que o Reino dos Pobres, ou dos que se fazem como ele. O Reino é dos rejeitados. Dos discriminados.

A multiplicação dos pães é interessante. É Deus quem nos alimenta, "o pão nosso de cada dia nos dai hoje". Mas, devemos olhar para o Jesus que buscou as glórias das obras que realizava, mas a humildade do servo sofredor. O anonimato do servo inútil que fazia aquilo que era sua obrigação. 

Jesus não é rei, é servo!

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,1-15

Naquele tempo: 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: 'Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?' 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: 'Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um'. 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9'Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?' 10Jesus disse: 'Fazei sentar as pessoas'. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: 'Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!' 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: 'Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo'. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

Palavra da Salvação.

Um comentário:

  1. Sim. Esta reflexão mostra que Deus está preocupado com todos sem distinção!

    ResponderExcluir