domingo, 4 de abril de 2021

Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-9

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.' 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

Palavra da Salvação.

O evangelho de hoje abre falando da Apóstola dos Apóstolos, como disse o Papa Francisco, Santa Maria Madalena.

Madalena, mulher guerreira. Fiel à Jesus. Esteve aos pés da cruz. Acompanhou Jesus desde sua conversão. Ela é a segunda testemunha da ressurreição. Explico. Segundo Santo Inácio de Loyola, nos Exercícios Espirituais, ele afirma que, sendo Jesus um bom filho, apareceu primeiro a sua mãe.

Madalena vai ao grupo dos apóstolos. Anuncia o que não viu, Não vira o senhor no túmulo. Onde o haviam colocado?

Diante dessas palavras, o evangelista narra que Pedro, e o outro discípulo que amava Jesus, foram correndo. 

Interessante observar, que na construção da ideia da primazia de Pedro sobre os outros apóstolos, João diz que o apóstolo que Jesus amava chegou primeiro, mas que este esperou Pedro para entrar no túmulo.

Jesus não está no túmulo. Venceu a morte. Superou. 

Cristo está no meio de nós. Jesus ressuscitou e se faz presente nos famintos, nos sedentos, nos sem roupa, nos doentes, nos encarcerados, nos refugiados. Cristo está presente em todas e todos que são excluídos, que são discriminados pela cor da pele, que sofrem assédio por serem mulheres. Que morrem pelas mãos do braço armado do estado. 

Cristo está no meio de nós. Ressuscitou. Basta que o reconheçamos. 

Foi por causa dessa mulher destemida, que ficamos sabendo da ressurreição de Jesus. 

Um comentário: