quarta-feira, 14 de abril de 2021

Quem pratica o mal odeia a luz


O evangelho de hoje nos leva a várias reflexões possíveis. Depende de como olhamos a palavra de Deus. Depende do que "buscamos" na palavra de Deus.

Quero partilhar com vocês uma frase que me chamou a atenção, "Quem pratica o mal odeia a luz" (20). O evangelho de João é permeado pela dicotomia trevas x luz, desde o início.

Jesus fala em praticar o mal. Isso pode nos confundir. Mas essa palavra é bem clara. Quais são as ações de quem pratica o mal? Enumero algumas: não dar de comer a quem tem fome; não dar de beber a quem tem sede; não vestir os nus; não consolar os doentes e encarcerados; não acolher os refugiados-peregrinos. 

Ainda mais, lembremos que aqueles que são da luz vivem as bem aventuranças, ou seja, são misericordiosos, são promotores da paz, são mansos, são os que têm fome e sede de justiça, são os perseguidos por causa da justiça.

Paulo ao escrever aos Gálatas, diz que os frutos do Espírito (luz) são, "amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si" (Gal 5,22-23). Em oposição às obras das trevas que ele chama de "instintos egoístas": "as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes".

Obras das trevas são a negação da vacina contra a covid para toda a população brasileira. Os atos de corrupção que desviam verbas públicas da saúde, prejudicando milhares de vida dos pobres; atos de incentivo a violência; defesa de armar a população; desvalorizar a ciência, a cultura e a educação. Propor leis que permitam a destruição do meio ambiente, nossa Casa Comum (Papa Francisco). Ações homofóbicas, misóginas, racistas. E muitas outras ações.

Deus é Pai de todas e de todos. É Pai Nosso. Todas e todos somos suas filhas e filhos. Faça um exame de consciência, veja que ações das trevas você ainda pratica, e peça a Deus que lhe ajude a ser um cristão, uma cristã, uma pessoa melhor.

Deus lhe abençoe.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,16-21

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Palavra da Salvação.

Um comentário:

  1. Sim. Sempre luz nas nossas vidas, iluminando todos a nossa volta através de boas ações e palavras!!!

    ResponderExcluir