quinta-feira, 22 de abril de 2021

Quem comer deste pão viverá eternamente


 Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'.

Palavra da Salvação.

Existe uma relação direta entre o Filho e o Pai. Como já escrevi anteriormente, segundo Santo Inácio de Loyola, a encarnação da segunda pessoa da Trindade é uma decisão coletiva. O Filho revela o Pai. Mas, é o Pai que suscita nos corações o desejo desse encontro da humanidade com o Filho. Não basta aproximar-se do Filho. É preciso entender que o Filho e o Pai são um. E que o Filho não faz o que quer, mas aquilo que é desejo do Pai.

O Pai dá a vida. O Filho, alimenta a vida. Esse alimento é sua palavra. Quem come desse alimento não morrerá. Quem vive conforme Jesus instruiu, terá  vida eterna. Crer em Jesus é fazer-se um outro Cristo para a humanidade de nosso tempo. 

O alimento que recebemos de Jesus serve para irmos ao encontro dos nossos irmãos que sofrem, que passam fome, que tem sede, que estão nus, que estão privados da liberdade ou doentes. Que vagueiam pelo mundo por não ter um lugar para morar. 

Um comentário: