sexta-feira, 2 de abril de 2021

Sexta-feira Santa - As Sete Palavras de Cristo na Cruz


É um costume cristão meditar sobre as palavras de Cristo na cruz na Sexta-feira Santa.

O Centro Loyola de Fé e Cultura, no seu site, tem uma meditação sobre cada uma das palavras de Cristo na cruz. Vou deixar aqui o link. A seguir, pegando a ideia do site, deixarei minha meditação pessoal. 

1. PERDÃO. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”(Lc 23,34)

A missão de Jesus foi mostrar a misericórdia de Deus diante do perdão dos pecados, e a recondução dos pecadores para a inserção na sociedade. 

Santo Inácio de Loyola, nos Exercícios Espirituais, na meditação sobre a encarnação, diz que a Santíssima Trindade, ao ver que a humanidade se precipitava no inferno, decidiu pela encarnação da segunda pessoa, o filho.

Sendo assim, Deus Pai, reflete sua misericórdia através do Filho.

2. CONTIGO. “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43)

Se olharmos atentamente a vida de Jesus, veremos que ele nunca esteve em companhia de reis, dos líderes religiosos, dos chefes do povo. Ele estava ao lado dos excluídos do seu tempo. Vivia juntos aos leprosos, aos cegos, aos coxos, aos cobradores de impostos, às prostitutas. Sim. Isso pode nos escandalizar, mas essas eram as pessoas com as quais Jesus convivia. 

Lá na cruz não foi diferente. Lucas narra que Ele fora crucificado entre dois criminosos. Então, ele narra que um zombava de Jesus. Mas o outro, reconheceu quem aquele Homem não havia cometido nenhuma crime. Acreditou, mesmo estando na cruz. E lhe fez o pedido que todos deveriam fazer, "quando estiveres no teu Reino, lembra-te de mim".

E a promessa, "ainda hoje estarás comigo no paraíso".

3. APOIO. “Mulher, eis o teu filho; filho, eis a tua mãe” (Jo 19,26)

A caminhada da fé não se faz sozinho. A presença da comunidade é importante e fundamental para o testemunho. Um sustenta o outro. Na oração, na convivência, no alimentar, no saciar a sede, no vestir os nus. No acolhimento a todos e todas excluídas e excluídos. 

Jesus sabia que seria difícil para a mãe não ter mais o filho. E sabia que o filho não suportaria a vida sem a mãe. 

Era preciso ter apoio mútuo.

Pela cruz aprendemos que a solidariedade é fundamental para a vida humana. Aprendemos que devemos solidários com os mais necessitados. Que temos que se solidários com as famílias que perdem seus filhos e filhas para a violência, principalmente, a violência do Estado que nega o direito à vida por falta de medicação.

Mãe e Filho se apoiam.

4. SOLIDÃO. “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” (Mt 27,46)

Momento decisivo na vida de cada um de nós. Quantas vezes, ouvimos as pessoas dizerem, "faço tanto coisa pela Igreja, e não recebo nem um obrigado". Quantas vezes, resmungamos diante da indiferença dos outros.

Imaginemos Jesus na cruz. Depois de tanta coisa boa que ele fez, acabar como um criminoso, que dureza. Sentiu-se, naquele momento, abandonado por Deus. 

Tantas vezes, sentimos Deus longe de nós. Tudo perde sentido. A oração pessoal, a vida, o trabalho pastoral.

É hora de meditar sobre nosso sentimento de abandono.

5. SEDE. “Tenho sede...” (Jn 19,28)

Sede do quê? Sede de justiça. Sede de compreensão. Sede de fé. Sede de água. Sede do Reino de Deus.

"Tenho sede". Que sede eu tenho? Olhamos Jesus na cruz. Olhamos para nós mesmos. Penso nas minhas sedes. Quem sacia minha sede?

6. COMPROMISSO. “Tudo está consumado” (Jo 19,30)

Após sentir  ausência de Deus; depois de sentir sede de Deus, chega a glorificação do Filho. Tudo está consumado. Consumido pela vida, consumido pela paixão, consumido pela cruz, "Tudo está consumado". Missão cumprida. É hora de voltar para o Pai. É hora de assumir o Reino. É hora de resgatar todas e todos que esperavam a consumação da salvação. É hora de resgatar Adão e Eva. Levá-los de volta ao paraíso.

7. SENTIDO. “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46)

Em tuas mãos devolvo a minha vida. A dor do abandono, a sede, e o compromisso me fazem ver que foi para essa hora que eu vim. O Filho conhece o Pai. O Pai conhece o Filho. O Filho revela o Pai, o Pai se compraz no Filho e coloca nele todo a sua afeição. 

Entregar-se a Deus. Deixar Deus agir sempre. 

Até na cruz  Jesus deixa sua mensagem. Até na cruz ele anuncia o Reino de Deus. Até na cruz, ele nos deixa o exemplo de como devemos passar pelo sofrimento colocando nossa esperança nas mãos de Deus.

Um comentário: