terça-feira, 9 de junho de 2020

Brilhe a vossa luz

Padre José de Anchieta será canonizado em abril | Portal Jesuítas ...

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,13-16

Memória de São José de Anchieta


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 

13 Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 

15 Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. 

16  Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Continuamos a catequese de Jesus nesse tempo Comum. Tempo de caminharmos junto com Ele.


Jesus diz aos seus discípulos que somos sal e luz. Dois elementos que fazem parte do nosso dia-a-dia.


Sal é sabor. E é interessante. Se colocado demais, não conseguimos comer. Se colocado de menos, o alimento fica insosso, sem graça. O sal deve ser usado na medida certa, com equilíbrio. 

Entretanto, a percepção do sal varia de pessoa para pessoa. Aquilo que está na medida para alguns, para outros é necessário colocar mais sal. Usar o sal é uma arte. Mas, é conhecer o outro para saber qual a medida do sal que ele/ela precisa.

A luz é fundamental para podermos observar o mundo. O que vemos, o vemos porque o espectro luminoso faz com que os contornos dos objetos se formem em nossa retina e envie uma mensagem ao cérebro para formar a imagem. Sem luz não há forma visível. 

A luz incide sobre um objeto por vários ângulos. Ela não é direcionada. A luz se espalha. Caminha a uma velocidade fantástica, 300 mil quilômetros por segundo. Você consegue imaginar o que seja um segundo? É o tempo que você gasta para falar "mil e um".
A luz realça as cores. Sem a luz, não conheceríamos o arco-iris, símbolo da aliança de Deus com a humanidade. 

Jesus nos diz que somos sal e luz. Somos sal porque nossa vida deve dar sabor a vida dos outros. "A quem iremos Senhor só tu tens palavras de vida eterna", disse Pedro a Jesus quando alguns discípulos começaram a se afastar de Jesus, e este lhes perguntou se queriam ir embora também. As "palavras de vida eterna" foram o sabor novo que os discípulos precisavam.


Como sal, devemos saber a medida certa de como dar sabor a vida dos que estão ao nosso redor.
Como sal, devemos saber a medida certa de como pregar a Palavra de Deus. 
A palavra de Deus traz sabor. Ela não é acusativa. Não é condenatória. 
A palavra de Deus é Libertadora. Traz um jeito novo de ser. Transforma as relações sociais. Insere na comunidade os que estão dispersos, ou afastados. Ela é sal. E nós devemos ser esse sal. Não devemos ser cansativos, moralistas, racistas, misógenos. Não devemos apoiar a destruição da natureza. Ser sal é dar sabor a todas as coisas. No livro do Apocalipse, 21,5, Jesus diz: "Eis que faço nova todas as coisas". Eis que dou sabor novo. Eis que salgado na medida certa.

Jesus nos lembra que somos luz. E para que somos luz? O somos para que os que estão afastados de Deus possam ver o contorno do criador em nós. Somo luz para que as cores da vida nova, da sociedade nova, da nova humanidade possam transparecer a todas e a todos. Nossa luz não pode ficar escondida. Nossa luz não pode se restringir aos templos religiosos. Nossa luz não pode ficar apenas nos grupo da Igreja. Não somos luz apenas dentro da Igreja, dentro das pastorais, dentro de nossos grupos. A luz não tem direção. A luz irradia para todos os lados. A luz se dispersa, se dissipa. Basta uma vela para que a escuridão do quarto se desfaça. 

Luz muito forte, ofusca a visão das coisas. Luz muito fraca dificulta ver e compreender. Tal como o sal, precisamos de luz na medida certa. 

Quando, então, descobrirmos a medida certa do sal e da luz, nossas boas obras aparecem. Se tornam visíveis e saborosas. E é isso que devemos ser, portadores e portadoras dessa luminosidade salgada na vida da sociedade, da humanidade. Uma lâmpada que não emite luz, e um sal que perde o sabor são jogados fora.


Hoje celebramos São José Anchieta. 

Feita a experiência de Deus em sua vida, ele assumiu ser sal e luz na vida dos indígenas brasileiros que eram perseguidos, mortos, escravizados em seu tempo. 
Nos dias atuais, temos vários grupos sociais que passam a mesma situação. Sejamos sal e luz na vida deles e delas. 
São José Anchieta foi jesuíta. Fez os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Segue a oração de Santo Inácio, feita ao fim dos 30 dias dos Exercícios, e a oração a São José de Anchieta.
Orações de Santo Inácio de Loyola - Devoção e Fé - Blog CatólicoReze a oração a São José Anchieta - A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário