segunda-feira, 15 de junho de 2020

"Não vires as costas a quem te pede emprestado"

COMECE A SEGUNDA-FEIRA MEDITANDO: Olho por olho e dente por dente ...


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,38-42






Disse Jesus aos seus discípulos: 38 Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' 39 Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40 Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41 Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42 Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.

Palavra da Salvação.

Reflexão

Estamos diante de um dos textos enigmáticos do evangelho. 

A chamada lei de talião era a "lei do retorno" na igual medida do ferimento. Ou seja, se alguém sofresse uma agressão, o agredido poderia devolver a agressão sofrida na mesma proporção (Ex 21,24s). Devemos levar em conta que esse texto fora dado ao povo de Deus ainda quando estavam em formação. Eram nômades. Sofriam influência de outros povos. Eram violentamente atacados na sua caminhada para a terra prometida. Entre os irmãos havia discórdias graves.

Observemos que é uma caminhada. Um aprendizado. Um conhecer o coração de Deus e seu jeito de amar a humanidade.

Temos falado da catequese de Jesus. Do seu jeito de nos mostrar como se deve viver no Reino de Deus. Quais as leis que regem toda e todo aquele que se coloca à serviço de Jesus e da propagação do Reino do Deus.

Jesus apresenta um novo céu e uma nova terra. Aquilo que era antigo passou. Há uma novo jeito de ser, "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". E ainda, "Eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros" (Jo 13,14). 

O novo céu, a nova terra, o Reino de Deus é feito de igualdade. No novo céu e na nova terra não pode haver racismo, não pode haver discriminação (seja pela opção sexual, seja por ser indígena), não pode haver destruição da natureza. Não pode haver violência. Não pode haver desempregados. Não pode haver corrupção, não pode haver extermínio de povos.

No novo céu e na nova terra não existe quem seja mais importante que o outro. Quem esteja acima do outro. "Entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês" (Mt 20,26-27).

Num reino de irmãos, num reino de iguais não há distinções. E quando não há distinções não existe violência. Por isso, somos chamados a sermos missionários da não violência.

No novo céu e na nova terra não pode haver distinção entre as pessoas, por isso "não vires as costas para quem te pede emprestado".

Nessa semana que se inicia, lembre-se que você é chamado/chamada a ser propagador de um novo jeito de ser. A ser portador de esperança. A ser um construtor da Civilização do Amor. Não ser violento não significa aceitar o mal, mas rejeitar toda maldade, trabalhando para que ela seja eliminada. 

Gandhi não tronou-se cristão por causa dos cristãos que conheceu, principalmente os cristãos ingleses que agiam com violência na Índia. Mas, absorveu as palavras de Jesus, e sempre foi um promotor da não-violência. A seguir, algumas frases dele. Eu as entendo como uma releitura do texto do evangelho de hoje.

"Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente".

"A não-violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não-violência, na sua forma activa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição".

"Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário