quarta-feira, 17 de junho de 2020

"E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa"

Rainha Maria

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18





Disse Jesus aos seus discípulos: 1 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Entramos na segunda fase da catequese de Jesus. Observemos que da leitura de hoje são retirados os versículos 7 a 15, serão lidos amanhã. Falam sobre a oração.

Jesus exorta seus discípulos a serem diferentes dos fariseus. Esses tinham uma prática religiosa de aparências. Cumpriam os preceitos religiosos para serem elogiados pelos homens. Era uma religião de aparências, não de conversão. Jesus, então, destaca três práticas religiosas de seu tempo que eram muito estimadas pelas pessoas, esmola (caridade), oração, jejum. 

A esmola é fazer caridade para com o próximo. É ir ao encontro do irmão/irmã que esteja passando alguma necessidade. Fome, sede, falta de roupa, encarcerado, ou doente. Ou ainda, que seja peregrino (refugiado) e não tem um lugar para ficar. 
Os fariseus tinham o costume de dar esmolas (nesse caso em dinheiro, pouco, é claro) de forma que as pessoas vissem o que eles estavam fazendo, e diziam "são pessoas boas". 
Jesus rejeita essa prática. A caridade, a esmola não deve ser motivo para se tocar trombeta, ou se vangloriar da ação caritativa. Não que não possa ser partilhada com outras pessoas. Mas, o motivo principal é buscar ajudar o carente, a pessoa que precisa. Lembremos de Dulce dos Pobres, e de Teresa de Calcutá. Buscavam ajuda, mas não alardeavam o que faziam.

A oração é o momento de intimidade com Deus. Quantas vezes vemos no evangelho Jesus em oração, ou indo orar. A oração é o momento de encontro pessoal com Deus. Por isso, não pode ser feita como um ato de superioridade para com os outros. Orar é um ato de intimidade com Deus. E ninguém alardeia suas intimidades por aí, certo? A oração não precisa de muitas palavras, veremos isso mais aprofundado amanhã. A oração, quando feita na intimidade, ela, por si só, transparece nas ações anti-racistas, anti-misógenas, anti-destruição da natureza. A oração nos faz ver a vida como dom de Deus, e como tal, deve ser preservada.

O jejum. É o ato de aprender a se controlar. O jejum é o gesto que tudo depende de Deus. O jejum é a forma de se privar de algo para controlar os extintos. Muitas denominações religiosas tem a prática do jejum. Não é um momento para regime. Mas, uma experiência em que Deus se torna tudo. Lembremos das tentações de Jesus no deserto. Elas vieram justamento depois de um período de oração. 
Entretanto, não devemos fazer jejum sem oração e sem esmola. O jejum nos aproxima de Deus (oração) e dos irmãos (caridade). O que nos sobra pelo jejum deve ser doado como esmola. E o que nos enfraquece espiritualmente, deve ser alimentado pela oração.

Esmola-Oração-Jejum, uma tríade que nos leva a Deus. Uma tríade que nos impulsiona para o outro. Uma tríade que nos faz ver que tudo depende de Deus, e que somos capazes de educar nossas vontades.

Mais uma instrução de Jesus aos seus discípulos. Vamos caminhando e crescendo nessa formação dada pelo próprio senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário