segunda-feira, 29 de junho de 2020

Eu te seguirei aonde quer que tu vás



Eu te seguirei. Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,18-22





18 Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19 Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: 'Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás.' 20 Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.' 21 Um outro dos discípulos disse a Jesus: 'Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai.' 22 Mas Jesus lhe respondeu: 'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.'

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Jesus retorna à sua instrução aos discípulos. Como deve ser um discípulo.
Dois caso distintos, que se completam.
O espaço que a multidão ocupa não o lugar correto para formar o discípulo, por isso, é preciso mudar de margem. Esse é o primeiro aprendizado. Mudar de margem, afastar-se de multidão ajuda a ver o todo de uma perspectiva diferente. 
Nessa mudança, aparece um mestre da lei. Alguém importante na sociedade. Um conhecedor da escritura. Da lei mosaica. Acostumado ao conforto. 
Essa pessoa se oferece para seguir Jesus. Empolgado pelos ensinamentos de Jesus, ele diz, "eu te seguirei aonde quer que vás". Jesus sabe a origem dele. Então, ao responder, Jesus alerta, "o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Ou seja, não tem conforto. Não tem casa. Vive em caminhada, em missão.
Em seguida, uma outra pessoa pede que, antes de seguir Jesus, ele possa sepultar seu pai. A exigência da missão não permite apegos. Por isso, Jesus diz, "deixa que os mortos sepultem os seus mortos". Quer dizer, se você quer me seguir, desapegue-se de tudo. Siga o caminho. 

Para ser discípulo é preciso ter a coragem de não ter a segurança da materialidade da vida. E não se apegar a tudo que limita nossas ações.

Hoje, dia 29, é a real solenidade de São Pedro e São Paulo. Eles nos são exemplo de desapego das garantias da vida. E deixaram tudo para se colocarem à serviço do evangelho. Se você quer ser um discípulo missionário, despoje-se de tudo que o prende. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário