quarta-feira, 24 de junho de 2020

"João é o seu nome"


João Batista Recebe um Nome

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66



57 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 A mãe porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.' 61 Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' 62 Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome.' 64 No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66 E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?'  De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Solenidade da Natividade de São João Batista. Um dos santos mais populares no Brasil. Nossa liturgia celebra três nascimentos: Maria, João, Jesus. 

Qual o significado do nome João? Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”; “Deus é gracioso",

São vários significados. Fiquemo com um "a graça e misericórdia de Deus".

João tem duas missões. Primeira, mostrar que Deus é misericordioso com Zacarias e Isabel. Segundo, preparar o caminho de Jesus. Aquele que aponta, que indica. 

João simboliza, para nós, o fim das profecias do primeiro testamento. E é aquele que inaugura, ou abre as portas, para o segundo testamento. 
João prepara. Aponta, como profeta, os pecados do povo. João cobrava do povo atitudes de conversão, de mudança de vida. Dizia que se devia produzir "frutos que mostre a conversão". Não basta dizer que aceitou Jesus.
João dizia, "toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo". Não basta dizer que Jesus mudou sua vida, é preciso dar provas com obras, com ações, com palavras. João inaugura um novo tempo que terá sua plenitude em Jesus.

João é aquele que dá testemunho de Jesus, "eis o  cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). 
João envia alguns de seus discípulos com a missão de se certificar de que Jesus era o messias. Os discípulos de João vão até Jesus e perguntam: "És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro"? Então, Jesus disse: "Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia". E acrescentou, "E feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim"! João entendeu o recado.

João era tão importante que Jesus deu testemunho dele: "Eu digo a vocês: entre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João".
E por último, "Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «O que é que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas aqueles que vestem roupas finas moram em palácios de reis. Então, o que é que vocês foram ver? Um profeta? Eu lhes afirmo que sim: alguém que é mais do que um profeta. É de João que a Escritura diz: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’.

E para nós, o que representa João? João é o modelo do catequista, do pastor, do missionário. João nos deixa o exemplo de quem sabe que prepara o caminho de quem é maior do que a gente. "Depois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias". João sempre reconheceu seu papel na história. Deu a Deus aquilo que era necessário, sua vida para preparar o caminho.

Hoje somos chamados e chamadas a preparar os caminhos para Jesus chegar e fazer morada em todas e em todos. Somos chamados a denunciar as situações de injustiça e pecado (" Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar"? - Mt 3,7).

Nos tempos atuais tenhamos a coragem de falar contra as atitudes de racismo, de misogenia, de corrupção, de homofobia, de desmatamento da natureza, do extermínio dos povos indígenas. Tenhamos a coragem de denunciar as políticas que matam vidas negras, que matam nossos jovens negros das favelas e periferias. A exemplo de São João Batista, tenhamos a coragem de DENUNCIAR as explorações, e APONTAR para aquele que é fonte de esperança, de conversão e de justiça, Jesus Cristo!

Um comentário:

  1. Diácono bom dia,maravilhoso falar de João Batista sua explicação é uma aula , tenho aprendido muito, Obrigada. Paz e Bem

    ResponderExcluir