segunda-feira, 8 de junho de 2020

Vendo as multidões Jesus começou a ensiná-los.

O Sermão da Montanha (versão para educadores) | TRAMPOLIM - É ...

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a




1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 

3'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 

9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,porque deles é o Reino dos Céus.

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12a Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. 

Palavra da Salvação.

Reflexão

Voltamos ao tempo litúrgico chamado Tempo Comum, É o tempo que caminhamos Jesus. Ouvimos sua palavra. Aprendemos como deve ser formada a nova humanidade, a nova sociedade, a nova civilização, a Civilização do Amor.
Para Santo Inácio de Loyola é a segunda semana dos Exercícios Espirituais. 

O texto de hoje, tirado do evangelho de Mateus, é o início da catequese da Jesus. Ele abre sua catequese nos apresentando como são acolhidas e acolhidos aqueles que buscam construir um novo mundo. Um novo jeito de ser. 

São nove pontos. Jesus busca ter uma palavra para cada uma das pessoas, ou conjunto de pessoas, ou grupo de pessoas que buscam uma vivência mais profunda da experiência religiosa que fazemos. 

Destaco que essa catequeses se dá logo após o Batismo, a Tentação, a morte de João Batista. Do capítulo cinco até o sete ele vai instruir aqueles que lhe procuram para o escutar.

Como disse anteriormente, são nove pontos, podendo tender a dez. Dentre eles, dois, em especial, falam de quem é Reino dos Céus. Esse reino está reservado a dois grupos, aos pobres (em espírito), e aos perseguidos por causa da justiça. 

Jesus viveu a experiência da pobreza. A teologia nos ensina que ele veio de uma família pobre. Por isso é da Galileia. E mais ainda, de Cafarnaum. Um vilarejo distante de Jerusalém. Um vilarejo que fazia fronteira com a Samaria.

Para o judeu, a riqueza era considerada bênção de Deus. Por isso, os pobres eram vistos como des-graçados. Os doentes também. Cegos, aleijados, coxos, paralíticos, surdos, epiléticos todos eram rejeitados porque se achava que Deus os havia deixado de lado por causa do seu pecado que era visível pela doença. Então, é para esses que o Reino dos Céus está aberto. São estes que entrarão no Reino dos Céus. O Reino dos Céus não foi feito para santos. Mas, para aqueles que são rejeitados pela sociedade, pelos "homens bons", pelos doutores da lei, pelos sacerdotes, pelo Templo. Em nosso tempo, vemos pessoas assim. Negros, mulheres, indígenas, homossexuais. Além disso, a própria natureza quando é agredida. 

O outro grupo que herdará o Reino dos Céus são os "perseguidos por causa da justiça". E aqui, não é meramente a justiça civil. Mas a justiça divina. E essa inclui a todas e a todos os pobres, os que sofrem racismo, os que são perseguidos por causa da sua orientação sexual, as mulheres que sofrem violência. Os indígenas que tem suas terras roubadas e sua cultura rejeitada. Todas e todos que lutam para que haja justiça, e são perseguidos, esses herdarão o Reino dos Céus.

Por outro lado, Jesus afirma que os aflitos, e quantas pessoas conhecemos que são aflitas? Os aflitos com as situações de injustiça, com a situação de corrupção, com a situação de falta de hospitais, de escola, de cultura. Os aflitos por não se ter um salário digno, um aposentadoria decente, uma local para moradia digna, saneamento básico, esses aflitos serão consolados. Alguns podem estranhar, mas Jesus fala dessas aflições também. Pois, não podemos dissociar essas aflições do Reino dos Céus. 

Em seguida, Ele nos fala dos mansos. Quem são os mansos? Mansos não são bobos. Mansos são todos aqueles conseguem enxergar a realidade sofredora do povo e buscar uma solução pacífica, pois todos aqueles que usam da espada, pela espada perecerão, disse Jesus a Pedro.

Depois ele acrescenta, "bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, serão saciados". Lutar pela justiça. Desejar a justiça como se fosse a vontade de beber água, ou saciar a fome, é uma características daqueles que buscam um vida nova em Deus, por Jesus, no Espírito Santo.

E na continuidade de sua catequese, Jesus fala dos "misericordiosos". Aqueles que se compadecem das dores dos outros. Daqueles que estão ao lado dos injustiçados, dos perseguidos. Ser misericordioso é caminhar com os que buscam um salário digno. Com os idosos que recebem uma aposentadoria que lhes obriga a buscarem trabalho depois de anos de vida laborial.

Ainda os "puros de coração". Quem são? Ser puro de coração não é acreditar em tudo, nem em todos. Os puros de coração buscam compreender as dores, as aflições das pessoas. A pureza de coração nos coloca juntos com o coração de Deus.

Já os que "promovem a paz" são chamados de Filhos de Deus. "Deus é amor". Deus é paz. Deus é fonte de vida. Todas e todos que trabalham pela paz, são filhos de Deus, pois aprendem dele a serem pacíficos. Jesus falou, "eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz, não como o mundo a dá". A paz de Jesus é a paz que temos quando estamos lutamos aos lado dos perseguidos, dos despossuídos.

Queres ser construtor de uma nova humanidade? Queres seu um missionário/missionária da nova sociedade? Queres viver de um novo jeito? Busque viver as Bem Aventuranças. Aprendamos a seguir esse caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário