quarta-feira, 24 de junho de 2020

Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus

Mt 7,21-29: “Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, senhor' entrará ...

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21-29



Disse Jesus aos seus discípulos: 21 Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' 23 Então eu lhes direi publicamente: 'Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' 28 Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29 De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

Palavra da Salvação.

Reflexão

Depois de celebrarmos a Festa do Nascimento de São João Batista, retomamos a Catequese de Jesus.
Temos dois temas importantes hoje. O primeiro, está relacionado com a nossa prática religiosa. O segundo, onde está a base de nossa fé.

A frase de Jesus é muito pertinente nos dias de hoje, "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus". Não nos basta participar de Missas. Não nos basta participar de Grupos de Oração. Não nos bastas rezarmos o terço. Não nos basta distribuir cestas básicas. Não nos basta a caridade. Não nos basta Adorações ao Santíssimo. Não nos basta ir à Igreja. 
Para entrar no Reino dos Céus é preciso por "em prática a vontade de meu Pai que está nos céus". Lembremos da oração do Pai Nosso, "seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu". Para entrar no Reino dos Céus é preciso ir ao encontro do outro. É preciso questionar porque há pessoas que passam fome (não só dar a comida). É preciso questionar porque os políticos são corruptos. É preciso ser contra a políticas públicas que matam as pessoas negras, faveladas e pobres. É preciso ser contra aos racistas, homofóbicos, misógenos. É preciso ser contra quem defende a destruição da natureza. Não basta dizer "Senhor, Senhor".

Mas como romper com uma prática religiosa individualista, intimista? É preciso fundamentar bem a fé. A fé não pode estar alicerçada na area. No terreno fraco. 
Quem vai entrar no Reino dos Céus é aquele que ouve a palavra de Deus "e as põe em prática". Lembremos algumas das práticas que a Palavra de Deus nos pede: dar de comer a quem tem fome; de beber a quem tem cede; vestir os nus; visitar encarcerados e doentes. Além disso, rezar pelos que nos perseguem; ser promotores da paz. Esses são alguns exemplos. Há outros na Palavra de Deus.
Não devemos ficar com a fé da infância. É nossa responsabilidade nos formarmos nas coisas de Deus. Aprofundar a fé uma responsabilidade do próprio fiel. 
Uma fé calcada na pedra não se abala com escândalos. Com contra-testemunhos. Com falta de caridade das pessoas que estão na Igreja. Uma fé baseada na rocha resisti às tentações.

Aproveite hoje e pense, onde está a minha fé? Cobro das pessoas uma coerência que eu não tenho? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário