domingo, 21 de março de 2021

5º Domingo do Quaresma: "Se o grão de trigo que cai na terra morre, então produz muito fruto"


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12,20-33

Naquele tempo: 20Havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: 'Senhor, gostaríamos de ver Jesus.' 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: 'Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? `Pai, livra-me desta hora!'? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!' Então, veio uma voz do céu: 'Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!' 29A multidão que lá estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: 'Foi um anjo que falou com ele.' 30Jesus respondeu e disse: 'Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim.' 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer. 

Palavra da Salvação.

Chegamos ao 5º Domingo da Quaresma. Estamos a uma semana do início da Semana Santa. Vivemos um ano de pandemia do Coronavirus; de isolamento social. Aprendemos a rezar em casa, ou pelas redes sociais, ou pela televisão. Redescobrimos a Liturgia das Horas. Aprofundamos a leitura e meditação da Palavra de Deus, intensificamos a lectio divina. 

O evangelho de hoje, nos leva a três meditações em preparação para a Páscoa.

João inicia o evangelho colocando Jesus em Jerusalém. Eles haviam ido para as festas da páscoa judaica. Ele acrescenta dizendo que alguns gregos (com certeza convertidos ao judaísmo) estavam em Jerusalém para as festas, e que, ao ouvirem falar de Jesus, queriam conhecê-lo. Felipe e André vão até Jesus, e falam com ele sobre isso. Jesus, então, faz o discurso que ouvimos, ou lemos, no evangelho. Não sabemos se os gregos ouviram essas palavras ou não.

Jesus inicia seu discurso dizendo que "chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado". Observemos que Jesus fala de glorificação. E essa se dá para todo, inclusive para os gregos. A manifestação gloriosa de Jesus não está restrita aos judeus. Ela é universal. Atinge a todas e a todos.

Em seguida, ele fala do grão do trigo, "se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo, mas se morre, então, produz fruto". O grão, se se entrega à terra, se se permite deixar de ser grão para se tornar planta, árvore, ele produz fruto. Frutos só existem porque que a semente se permite morrer. 

Quem se apega à sua vida, quem se preserva, quem não se entrega a ajudar a amenizar o sofrimento dos outros, não chegará a ter a vida eterna.

Jesus disse, "se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também meu servo". O servo não pode querer afastar-se da cruz. Se Jesus está na cruz, estamos na cruz com Ele. Se Jesus ressuscita, ressuscitamos com ele. Jesus sabe que ele veio para a cruz, pois, somente na cruz ele poderia destruir o demônio, pois se entregou livremente.

Jesus na cruz expulsa o chefe deste mundo. Ao ser elevado na cruz, Jesus atraiu para ele todos. 

Hoje contemplamos a cruz. Olhamos para nossa vida. Como passamos pelas cruzes que estão diante de nós? Como vivemos nossos sofrimentos? 

Ao se entregar à terra (grão), ao assumir a cruz, vencemos o "chefe desse mundo", o diabo, ou satanás. E como diria Santo Inácio de Loyola, o "inimigo da natureza humana". Amém.


No próximo domingo, vamos celebrar o Domingo de Ramos. Teremos restrições quanto às procissões. Arrume seu ramo. Qualquer planta serve para isso. Faça a oração de benção dos Ramos. Coloque na porta de entrada da sua casa, e faça um pequeno altar com os Ramo em sua casa. Leia e medite o evangelho do dia. 

Participe de alguma missa transmitida pela Tv ou pela Internet. Faça sua comunhão espiritual. Ligue para a sua paróquia, peça o número da conta bancária. Faça uma doação dentro das suas possibilidades. Esse será seu gesto concreto para a manutenção do templo.

Ainda estamos vivendo a pandemia do coronavirus. Cuide-se. Mantenha distância. Não se aglomere. Vacine-se. Exija que o governo tenha um programa nacional de vacinação para todas e todos, dentro a agilidade que a doença exige.

Estamos vivendo um período crítico. Cuide-se. Cuide das pessoas que você ama!

No Domingo de Ramos, teremos um vídeo especial com a benção de Ramos. Assista. Divulgue.


Um comentário:

  1. O grão do trigo morre para produzir muitos frutos e assim devemos pensar. Produzir muitos frutos a quem necessita!!!

    ResponderExcluir