quarta-feira, 17 de março de 2021

O que o Pai faz, o Filho o faz também


O evangelho de João exige de nós um desprendimento e uma leitura atenta para não cairmos na tentação de julgar. Apesar da dureza das palavras de Jesus, esse evangelho nos traz uma visão de vida e fé distintas.

Jesus fala que o "Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho". Devemos tomar cuidado com essa palavra, principalmente, no que se refere a trabalho. Muitas pessoas caíram na tentação de que deveriam trabalhar muito, descansar pouco, e rezar de vez em quando, e descansar jamais. 

O trabalho que Jesus nos fala está direcionado para fazer o bem aos pobres, aos excluídos, aos perseguidos, aos descriminados. E que para isso, não tem lei que limite o dia, ou a hora para ser feito. Até mesmo no sábado, sagrado para o judeu, Deus trabalha. Deus não se adequa às convenções humanas. Deus não se prende às leis que escravizam, que condenam, que aprisionam.

Todos os que agem conforme a vontade de Deus, esses se tornam filhas e filhos de Deus. Sendo filhos e filhas aprendem a fazer as boas obras que o Pai faz. E assim, a luz de cada um e de cada uma brilha na escuridão. Trazendo luz para onde há trevas. Entretanto, as trevas não suportam essa luz. 

Se haverá um julgamento? Sim. Jesus deixa claro. Mas, todo aquele que vive conforme a vontade do Pai, esteja nessa terra, ou não, será conduzido para a eternidade. Os que fizeram coisas boas, para o Reino de Deus. Aqueles que praticaram o mal, esses, para a danação eterna.

O julgamento passa pelas mãos de Deus. Mas somos nós que orientamos para onde queremos ir. Amém.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,17-30

Naquele tempo: 17Jesus respondeu aos judeus: 'Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho'. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: 'Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si  mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Palavra da Salvação.


2 comentários:

  1. Sim. Deus vê quem produz coisas e más. Quem julga é ele, mas quem determina o seu caminho somos nós!!!

    ResponderExcluir
  2. Nós somos 100% responsáveis pelos nossos atos e por tanto somos tb responsáveis por nossa condenação.

    ResponderExcluir