segunda-feira, 29 de março de 2021

Maria ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12,1-11

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5'Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?' 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7Jesus, porém, disse: 'Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.' 9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

Palavra do Senhor.

Olá. Ontem iniciamos a Semana Santa. Começamos o fim do caminho quaresmal para a celebração da Páscoa.

O evangelho de hoje nos recorda a chamada Unção de Betânia. "Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia". A palavra Betânia significa "casa dos pobres". Isso demonstra para nós que Jesus tinha predição pelos pobres. Que ele fizera a "opção preferencial pelos pobres". Jesus olhava para aqueles que a lei excluía, que colocava à margem. Os fariseus, e os mestres da lei, vinha os pobres como se fossem renegados por Deus. E Jesus veio para incluí-los na perspectiva do Reino de Deus.

Jesus está em Betânia. Na casa de Marta, Maria e Lázaro. Em nossa memória vem as várias passagens onde essas personagens aparecem. Só para recordar algumas. Lázaro, aquele que Jesus ressuscitara. Marta, a que reclamou com Jesus que seu irmã Maria não ajudava nos afazeres domésticos. E Maria, que ficou os pés de Jesus para ouvi-lo.

Jesus estava fazendo refeição nessa casa. Lázaro estava à mesa, como determinava a lei. Marta servia-os. E Maria? Maria aparece em destaque na cena de hoje.

Ela se aproxima da mesa. Por detrás de Jesus, e derrama sobre os pés Dele, nardo puro. Esse perfume era bem caro. Que cena! Os teólogos dizem que provavelmente, Maria seria uma prostitua, pois esse tipo de perfume era característico delas, pois precisavam atrair os homens. 

Maria unge os pés de Jesus. Outra figura em destaque é Judas Iscariotes. Reagiu como qualquer pessoa que não compreende a situação em questão. Judas pensava no dinheiro apenas. Apesar de fazer parte do grupo dos discípulos, não tinha feito a experiência transcendental, espiritual de Jesus. Sendo o responsável para bolsa de dinheiro do grupo, logo, cinicamente, diz que poderia ter sido vendido aquele perfume para dar o dinheiro aos pobres. 

Então, Jesus exalta a ação de Maria, e disse que ela o estava preparando para a sepultura. E quanto aos pobres, poder-se-ia fazer caridade a qualquer instante, pois "pobres sempre os terei".

A segunda parte do evangelho, narra o desejo dos judeus em matarem Lázaro. Por causa da sua ressurreição, muitos passaram a crer em Jesus.

Desde esse tempo, agredir e matar os que seguem Jesus, é uma ação dos que veem seu poder ameaçado por suas palavras. Então, é preciso eliminar toda e qualquer pessoa que possa ser sinal do Reino de Deus nesse mundo. 

Assim, todo discípulo ou discípula que se torna profeta, denunciando as situação de injustiça social, que denuncia a corrupção dos governos, que denunciam ações dos governos que matam crianças, adolescentes e jovens negros, está jurado de morte. É preciso ter coragem para assumir atitudes que anunciam o Reino de Deus denunciando os pecados sociais, dos quais, muitas vezes, nós somos coniventes.

Estamos indo para Jerusalém junto com Jesus. Estamos indo para sermos flagelados, mortos na cruz, passando pelas dores da paixão, para voltarmos a vida.

Hoje, a vida clama por VACINA contra a covid-19. Hoje, a vida clama por defender os que estão sendo perseguidos. Hoje, a vida clama por uma mudança de vida e de mentalidade. E todo discípulo e discípula que assume a missão de Jesus, deve ter a perspectiva da cruz para chegar ao Reino de Deus.


Um comentário:

  1. Sim. Todos rezando e pedindo para nos proteger, que a vacina chegue a nós e a todos!!! Que nos importemos com todos e que façamos o bem!!!

    ResponderExcluir