quinta-feira, 11 de março de 2021

"Quem não está comigo, está contra mim"


Começo dizendo, "deu ruim", como diz o ditado popular. O evangelho de hoje começa dizendo que Jesus estava expulsando um demônio "que era mudo".

Obviamente, um mudo não fala. O mudo se cala diante de tudo e de todos. O mudo não denuncia as injustiças, as situações de racismos, de homofobia, de misoginia. O mudo se omite em denunciar a destruição da natureza, do meio ambiente. O mudo não reivindica vacina para todos e todas. O mudo se cala diante das ações de violência contra crianças, adolescentes, jovens negros e negras nas comunidades pobres de nosso país, principalmente, nas grandes cidades.

Jesus estava expulsando um "demônio que era mudo". Estava formando a consciência daquela pessoa. Mostrando que é preciso denunciar as situações de injustiças. A pessoa, livre do demônio mudo, anuncia o Reino de Deus. O reino de solidariedade, de justiça, de paz. O reino que não admite injustiças. O reino que acolhe e inclui todas e todos.

Entretanto, o chamado detentores do poder, aqueles que não abrem mão do status quo, não admitem que alguém abra a consciência dos oprimidos e que ele comece a denunciar as situações de injustiças praticadas pelos que tem o poder.

Assim, tentam desqualificar Jesus. Desqualificar sua prática. Desqualificar sua obra de instauração do Reino de Deus.

Então, ele diz, que "um reino dividido contra si mesmo, será destruído". Em Jesus, o Reino é unidade, em oposição ao reino da mentira no qual viviam seus interlocutores. Reino de Deus é para todos. E o reino dos que detêm o poder pelo poder, é um reino de morte, de destruição, de exclusão. Portanto, quem quer fazer parte do Reino de Deus deve estar disposto a ajudar o mudo a falar.

É preciso ser forte. Orar sempre. O demônio sempre busca uma brecha em nossa humanidade para nos tentar. Mas, com oração, jejum e esmola podemos ser mais fortes do que ele, pois esses pilares da nossa fé e da nossa prática religiosa são a força necessária para nãos desviarmos do caminho do Reino de Deus.

Lembremos sempre de que devemos nos revestir da "armadura" da esmola, do jejum, da oração, para estarmos ajuntando com Jesus na construção do Reino de Deus na vida das pessoas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,14-23

Naquele tempo: 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.

Palavra da Salvação.

Um comentário:

  1. A oração é muito poderosa! Falar com Deus é grandioso e nada como conversarmos através das orações!!!

    ResponderExcluir