quarta-feira, 3 de março de 2021

O Filho do Homem veio para Servir, e dar a sua vida em resgate de muitos.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. (Mt 20,17-28)

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Palavra da Salvação.

Temos três cenas distintas no evangelho de hoje. 

A primeira, no caminho para Jerusalém, Jesus anuncia que sofrerá o martírio por parte dos chefes do estado e pelos chefes religiosos. É assim que funciona. Quando se ocupa o poder para se locupletar dele, tudo que possa colocar em risco a manutenção desse poder autoritário, deve ser eliminado.

Jesus anuncia sua sua paixão e morte. Mas, afirma que ele voltará à vida. Ressuscitará. Isso ainda não era compreensível para os discípulos, como não o é para nós nos dias de hoje. Fazendo uma leitura espiritual dessa palavra, e ao contemplarmos a cena da conversão de Paulo, que ele diz ter tido uma visão de Jesus e ouvido a pergunta porque o perseguia, Paulo perguntou quem era ele. E Jesus disse, eu sou Jesus, a quem vós estás perseguindo. Então, compreendemos que perseguir os cristãos, é a mesma coisa que perseguir Jesus, pois Jesus ressuscita, também, na vida de todos os que assumem a propagação do seu evangelho. Evangelho que denuncia as violências contra os filhos e filhas de Deus.

A segunda, em sabendo o que deveria acontecer com Jesus, e que ele entraria no Reino de Deus, a mãe de dois dos discípulos, como toda mãe faz, querendo o bem dos filhos, pede a Jesus que eles sejam os mais próximos dele no seu Reino, um a sua direita e outro a sua esquerda.

Diante desse pedido, Jesus mostra aos discípulos que a lógica de poder no Reino de Deus é diferente. Todas e todos que seguem Jesus devem saber que passarão pelos mesmos sofrimentos que Ele (beber do mesmo cálice). Quem assume o evangelho em sua vida, que luta por um mundo mais humano, quem promove a paz, quem busca a unidade na construção de pontes, quem derruba muros, serão perseguidos. Estar ao lado esquerdo e direito de Jesus só cabe ao Pai decidir. Pronto. 

Por último, ciúme e inveja no meio dos discípulos. O poder emanado de Deus não é um poder que oprime. É um poder diferente, que liberta. Liberta da opressão. 

Encerro com as próprias palavras de Jesus: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.


Um comentário:

  1. Sim! Esta é o que a palavra de Deus diz. O importante é servir a quem precisa de auxílio e mostrar o caminho reto do bem!!! Fazer bem ao próximo!!!

    ResponderExcluir