quinta-feira, 4 de março de 2021

Eu sou o Senhor, que perscruto o coração


Leitura do Profeta Jeremias 17,5-10

5Isto diz o Senhor: 

'Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 

7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos. 

9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras.

Palavra do Senhor.

Vamos usar a primeira leitura da missa de hoje.

O profeta identifica dois tipos de ser humano: os malditos e os benditos. E lista como identificar cada um deles, e devemos usar estas características para olharmos para nós mesmos.

Os malditos: quem confia no homem absolutamente; usa de força (violência) para com os outros; afasta-se do Senhor; não vê coisas boas nas ações humanitárias; prefere andar na escuridão da vida.

Os benditos: confia em Deus (no Senhor); espera no Senhor; valoriza as boas ações, obras de caridade, esmola; suas ações geram vida (verdejantes).

O profeta afirma que Deus perscruta os corações, ou seja, Deus vê os sentimentos de cada um de nós. Sabe o que se passa dentro de nós. Assim, não basta nossas ações exteriores, é preciso ter uma vontade pura, verdadeira, solidária. E nos retribui conforme nossos sentimentos. Por isso, é importante que sempre façamos um exame de consciência para sabermos quais sentimentos nos motivam nas ações do dia-a-dia.

Uma breve palavra do evangelho. A hora de fazer o bem é aqui e agora. Não adianta esperar o juízo final. Jesus nos lembra que aqueles que deram de comer aos famintos, que deram de beber aos sedentos, que visitaram os encarcerados, e ajudaram a aliviar as dores dos doentes, que vestiram os nus, que acolheram os refugiados, esses estarão na Reino de Deus. Escolha uma dessas obras. Veja onde seu coração lhe indica a sua obra de caridade (esmola), sua obra de misericórdia. A cada um de nós foi dado um dom. Valorize! Para encerrar, disse Jesus, "nem todo aquele (aquela) que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que pratica a justiça de Deus".

O amor vence o ódio!

Em tempo,

Siga-nos nos nossos canais de evangelização. Clique na imagem a seguir e veja os nossos links.



Um comentário:

  1. Verdade! Viemos para colher e plantar o bem! Temos que olhar o que podemos proporcionar em benefício do próximo! O bem fica para sempre para quem bem precisa dele!!

    ResponderExcluir