segunda-feira, 8 de março de 2021

Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,24-30

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.' 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e  o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Palavra da Salvação.

Jesus está em sua cidade natal. Onde havia sido criado. Ao olhar essa cena, sempre imaginei o seguinte, como somos nós em não reconhecermos nos nossos escolhidos a presença de Deus. Assim somos nós. Temos dificuldades em reconhecer aqueles e aquelas que conhecemos, como missionárias e missionários de Deus.

A missão do profeta é mostrar que várias vezes nós nos afastamos daquilo que Deus espera de nós. E isso, choca, causa estranheza, repulsa, indignação, raiva. 

A fala de Jesus chocou a sua comunidade. Jesus estava recordando que no tempo de Elias e Eliseu Deus os enviou aos estrangeiros para serem curados e alimentados. Eles não conseguiram perceber que Deus é Deus de todos, e não só dos judeus. Cristo é de todos, e não só dos católicos, dos protestantes, de outras denominações. 

Jesus tem uma proposta de vida, um jeito de se viver a nossa humanidade. Ele não pode ser aprisionado por dogmas, por leis, por doutrinas. Deus é tudo em todos. 

No nascimento de Jesus, ouvimos os anjos dizerem, "e aos homens de boa vontade". Ser um pessoa de boa vontade é ser solidário com a dor de quem quer que seja. É chorar com os que choram. É estar ao lado daqueles e daquelas que lutam por vida, por dignidade. É consolar os aflitos. É dar de comer aos famintos. É vestir os nus. É defender o meio ambiente, nossa Casa Comum. É construir pontes, e derrubar muros.

Ser uma pessoa de boa vontade, é se alegrar com todas e todos. É festejar a vida, independentemente da religião que se professa; até dos que se dizem ateus. Ser uma pessoa de boa vontade é compartilhar a vida.

E foi isso que Jesus disse aos seus compatriotas. Deus é "Pai Nosso". E como tal, não faz acepção dos seus filhos e filhas. E isso chocou. Causou estranheza. Ainda nos nossos dias vemos esse tipo de atitude. Pessoas que se fecham em sua certezas falhas. Pessoas que se fecham em suas doutrinas. Que discriminam, excluem. Que valorizam a cor da pele em detrimento do ser humano.

No nosso caminho quaresmal, somos chamados e chamadas a ouvirmos a voz de Deus, e acolhermos a todas e a todos. Jesus é Deus conosco, e não Deus com alguns.

Um comentário:

  1. Verdade! Jesus não faz distinção por sexo, raça, religião, etc. Jesus reconhece todos como filhos de Deus!

    ResponderExcluir