terça-feira, 16 de março de 2021

Os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado


Betesda significa "casa da misericórdia", "casa da bondade". Esse era o lugar onde estava Jesus em Jerusalém. O autor diz que ao redor daquela piscina havia muitos doentes. Eles ficavam esperando a água ser agitada por um anjo. E o que chegasse primeiro, era curado.

Jesus se aproximou desse lugar. Olhou ao redor. Viu vários doentes. Dentre eles, havia um homem que não podia se locomover com a agilidade necessária para chegar na água e ser curado. 

O evangelista não diz a que distância aquele homem estava da água. Mas, suponho eu, que deveria estar próximo. Mas, como não podia se locomover com agilidade, não conseguia chegar a tempo.

Jesus, então, lhe pergunta, "queres ficar curado"? Isso era num dia de sábado. O homem responde que não havia ninguém que lhe levasse a água quando ela era agitada. Deveria ser o "cada um por si". 

Então, Jesus na sua misericórdia infinita para com a humanidade, liberta aquele homem daquela situação. Lembremos que já se faziam 38 anos de sofrimento. Para curar, para libertar, para ser misericordioso, não existe lei, doutrina, proibição. Jesus rompe com tudo isso, e cura aquele homem. Que toma sua cama e sai andando. 

Os judeus, fundamentalistas, legalistas, que davam mais valor à lei e ao que pode e não pode, questionaram o homem. Este disse, "aquele que me curou disse para eu pegar a minha cama e andar".

Jesus operou duas curas. A física, e a psíquica. A cura física deu aquele homem a possibilidade de estar inserido na sociedade, na convivência social e familiar. E a cura psíquica transformou-o num homem solidário, benevolente, misericordioso.

E nós hoje, o que preferimos, o fundamentalismo religioso que discrimina, que julga, que impõem regras, ou a misericórdia que liberta? 

É para refletir como estamos vivendo a nossa fé.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 5,1-16.

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' 7O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. 8Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.' 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.' 11Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' 12Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. 

Palavra da Salvação.

Um comentário:

  1. Manter a fé é sempre necessário em nossas vidas, pois ela nos move a cada dia!!

    ResponderExcluir